A Docência
A cadeira SII é da responsabilidade do Professor Virgílio António Cruz Machado e leccionada pelo Professor António Carlos Bárbara Grilo.
O Professor António Grilo é licenciado em Engenharia Civil, ramo Estruturas pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, MSc em IT in Construction, pela University of Salford, UK e PhD em Electronic Commerce, pela University of Salford, UK.
Actualmente é Professor Auxiliar do Dept. de Engenharia Mecânica e Industrial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL. Lecciona diversas disciplinas tais como Sistemas de Informação para a Industria, Gestão de Operações e Produção ou Engenharia Económica.
O Programa
A cadeira é dada em 3 capítulos fundamentais, divididos em subcapítulos:
1. Fundamentos de Sistemas de Informação (SI), Tecnologia de Informação (TI), Organizações e Gestão
1.1 SI. Conceito, perspectivas e dimensões
1.2 Os principais SI. Perspectiva funcional numa organização
1.3 Integração de processos
1.4 Impactos económicos, organizacionais e comportamentais dos SI nas organizações
1.5 Impacto da TI na tomada de decisão ao nível da gestão
1.2 Os principais SI. Perspectiva funcional numa organização
1.3 Integração de processos
1.4 Impactos económicos, organizacionais e comportamentais dos SI nas organizações
1.5 Impacto da TI na tomada de decisão ao nível da gestão
2. Tecnologias de Informação
2.1 Infraestruturas e plataformas de hardware
2.2 Gestão de recursos de dados
2.3 Sistemas de gestão de bases de dados. Tendências actuais
2.4 Telecomunicações e redes
2.5 Infraestrutura de redes. Tipo de redes
2.6 A Internet
2.7 A tecnologia wireless na organização. Aplicações para gerir a relação com o cliente, a cadeia de abastecimento e para identificação por rádio frequência
2.2 Gestão de recursos de dados
2.3 Sistemas de gestão de bases de dados. Tendências actuais
2.4 Telecomunicações e redes
2.5 Infraestrutura de redes. Tipo de redes
2.6 A Internet
2.7 A tecnologia wireless na organização. Aplicações para gerir a relação com o cliente, a cadeia de abastecimento e para identificação por rádio frequência
3. Sistemas de Apoio à Gestão e à Organização
3.1 Sistemas de planeamento dos recursos da empresa (ERP)
3.2 Sistemas de gestão da cadeia de abastecimento (SCM)
3.3 Sistemas de gestão da relação com o cliente (CRM)
3.4 Integração de sistemas de apoio à gestão e à organização. Tendências
3.5 Gestão do conhecimento. Dimensão do conhecimento da cadeia de valor. Tipos de sistemas de gestão do conhecimento
3.6 Tomada de decisão e sistemas de apoio à decisão. Tipos de sistemas de apoio à decisão
3.2 Sistemas de gestão da cadeia de abastecimento (SCM)
3.3 Sistemas de gestão da relação com o cliente (CRM)
3.4 Integração de sistemas de apoio à gestão e à organização. Tendências
3.5 Gestão do conhecimento. Dimensão do conhecimento da cadeia de valor. Tipos de sistemas de gestão do conhecimento
3.6 Tomada de decisão e sistemas de apoio à decisão. Tipos de sistemas de apoio à decisão
A Avaliação
Avaliação distribuída com possibilidade de dispensa de exame final.
Elementos de avaliação contemplados na nota final (NF) e respectiva ponderação:
TRBs (50%) - Trabalhos em Grupo de análise de casos de estudo, com apresentações em inglês.
Testes (50%).
A nota final (NF) é calculada da seguinte forma:
NF = 0.50TRBs + 0.50[(teste1 + teste2)/2]
Se a nota da média dos testes não for positiva o aluno tem que ir a exame.Exame em Época Normal - A nota do exame tem que ser positiva, sendo a nota final calculada da seguinte forma:
NF = 0.50TRBs + 0.50Exame
Elementos de avaliação contemplados na nota final (NF) e respectiva ponderação:
TRBs (50%) - Trabalhos em Grupo de análise de casos de estudo, com apresentações em inglês.
Testes (50%).
A nota final (NF) é calculada da seguinte forma:
NF = 0.50TRBs + 0.50[(teste1 + teste2)/2]
Se a nota da média dos testes não for positiva o aluno tem que ir a exame.Exame em Época Normal - A nota do exame tem que ser positiva, sendo a nota final calculada da seguinte forma:
NF = 0.50TRBs + 0.50Exame
O que aprendemos no primeiro trabalho
ERP (Enterprise Resource Planning)
Sistema de Informação de Gestão, ou ERP (Enterprise Resource Planning), é um sistema informático tipicamente constituído por módulos que suportam as diferentes actividades de uma organização (financeira, recursos humanos, logística e distribuição, produção, planeamento e controlo, etc).
SCM (Supply Chain Management)
Interligação e coordenação de actividades que envolvem a aquisição, o fabrico e a distribuição dos produtos.
Sistema inter-organizacional que integra fornecedores, fabricante, distribuidor e cliente final.
Reduz tempos logísticos, esforços redundantes e custos de stock.
CRM (Customer Relationship Management)
Coordenação dos processos que interagem com os clientes.
Consolidação de dados de clientes de múltiplas fontes, utilizando ferramentas analíticas para conhecer melhor o perfil e comportamento dos clientes.
Permite adequar e segmentar campanhas, produtos, e marketing procurando uma relação 1 para 1.