Sistema de informacao para industria!

|

O que é um "Sistema de Informação"?

Um Sistema de Informação (SI) é um conjunto de componentes interrelacionados que permitem a recolha, o processamento, o armazenamento e a distribuição de informação para suportar os processos de gestão e operação da organização.

A Disciplina e seus Objectivos

É uma disciplina leccionada no 4.º ano da licenciatura (pré-Bolonha) e no 1.º ano de Mestrado em Engenharia Gestão Industrial, com uma forte componente de análise de casos de estudo e de casos reais. Tem como principais objectivos:

Dotar os alunos de um sólido e actualizado quadro de referência dos Sistemas de Informação (SI), nomeadamente no que concerne aos fundamentos organizacionais dos SI, às Tecnologias de Informação e aos Sistemas de Apoio à Gestão.

Aprofundar alguns aspectos tecnológicos dos SI actuais, nomeadamente no que diz respeito às bases de dados e à gestão de bases de dados, entre outros.

Analisar casos reais que ilustram como as organizações têm tentado aplicar muitos dos conceitos apresentados.

A Docência

A cadeira SII é da responsabilidade do Professor Virgílio António Cruz Machado e leccionada pelo Professor António Carlos Bárbara Grilo.

O Professor António Grilo é licenciado em Engenharia Civil, ramo Estruturas pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, MSc em IT in Construction, pela University of Salford, UK e PhD em Electronic Commerce, pela University of Salford, UK.

Actualmente é Professor Auxiliar do Dept. de Engenharia Mecânica e Industrial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL. Lecciona diversas disciplinas tais como Sistemas de Informação para a Industria, Gestão de Operações e Produção ou Engenharia Económica.
 Prof. António Grilo - FCT

O Programa

A cadeira é dada em 3 capítulos fundamentais, divididos em subcapítulos:
1. Fundamentos de Sistemas de Informação (SI), Tecnologia de Informação (TI), Organizações e Gestão
1.1 SI. Conceito, perspectivas e dimensões
1.2 Os principais SI. Perspectiva funcional numa organização
1.3 Integração de processos
1.4 Impactos económicos, organizacionais e comportamentais dos SI nas organizações
1.5 Impacto da TI na tomada de decisão ao nível da gestão
2. Tecnologias de Informação
2.1 Infraestruturas e plataformas de hardware
2.2 Gestão de recursos de dados
2.3 Sistemas de gestão de bases de dados. Tendências actuais
2.4 Telecomunicações e redes
2.5 Infraestrutura de redes. Tipo de redes
2.6 A Internet
2.7 A tecnologia
wireless na organização. Aplicações para gerir a relação com o cliente, a cadeia de abastecimento e para identificação por rádio frequência
3. Sistemas de Apoio à Gestão e à Organização
3.1 Sistemas de planeamento dos recursos da empresa (ERP)
3.2 Sistemas de gestão da cadeia de abastecimento (SCM)
3.3 Sistemas de gestão da relação com o cliente (CRM)
3.4 Integração de sistemas de apoio à gestão e à organização. Tendências
3.5 Gestão do conhecimento. Dimensão do conhecimento da cadeia de valor. Tipos de sistemas de gestão do conhecimento
3.6 Tomada de decisão e sistemas de apoio à decisão. Tipos de sistemas de apoio à decisão

A Avaliação

Avaliação distribuída com possibilidade de dispensa de exame final.

Elementos de avaliação contemplados na nota final (NF) e respectiva ponderação:

TRBs (50%) - Trabalhos em Grupo de análise de casos de estudo, com apresentações em inglês.
Testes (50%).

A nota final (NF) é calculada da seguinte forma:

NF = 0.50TRBs + 0.50[(teste1 + teste2)/2]

Se a nota da média dos testes não for positiva o aluno tem que ir a exame.Exame em Época Normal - A nota do exame tem que ser positiva, sendo a nota final calculada da seguinte forma:

NF = 0.50TRBs + 0.50Exame

O que aprendemos no primeiro trabalho

ERP (Enterprise Resource Planning)
Sistema de Informação de Gestão, ou ERP (Enterprise Resource Planning), é um sistema informático tipicamente constituído por módulos que suportam as diferentes actividades de uma organização (financeira, recursos humanos, logística e distribuição, produção, planeamento e controlo, etc).

SCM (Supply Chain Management)
Interligação e coordenação de actividades que envolvem a aquisição, o fabrico e a distribuição dos produtos.
Sistema inter-organizacional que integra fornecedores, fabricante, distribuidor e cliente final.
Reduz tempos logísticos, esforços redundantes e custos de stock.

CRM (Customer Relationship Management)
Coordenação dos processos que interagem com os clientes.
Consolidação de dados de clientes de múltiplas fontes, utilizando ferramentas analíticas para conhecer melhor o perfil e comportamento dos clientes.
Permite adequar e segmentar campanhas, produtos, e marketing procurando uma relação 1 para 1.

 

©2009 Tecnologia, vantagens e desvantagens! | Template Blue by TNB